Projetos

Aurora Escolas Inovadoras
Escolas Conectadas
Vida

Aurora

O Projeto Aurora – Escolas Inovadoras é uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo (FTV), o Instituto Tear de Inovações (ITI) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Viamão/RS. Teve início em 2013, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zeferino Lopes de Castro, também chamada de Escola Laboratório por ter sido a pioneira em inovação no município. Em decorrência do sucesso da iniciativa na Zeferino, no ano de 2015 outras oito escolas viamonenses foram convidadas a participar do projeto: EMEF Jerônimo Porto; EMEF Presidente Getúlio Vargas; EMEF Felisberto da Costa Nunes; EMEF Frei Pacífico; EMEF Jardim Outeiral; EMEF Santa Isabel; EMEF São Jorge; e Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Cisne Branco.

Escolas Conectadas

O Escolas Conectadas, desenvolvido em parceria com a Fundação Telefônica Vivo (FTV) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), é um programa de formação continuada a distância que oferece, a educadores de todo o País, cursos gratuitos que buscam atender seus desafios diários, focalizando a aplicabilidade dos conteúdos e a inspiração para mudanças de práticas. O programa apresenta como propósito, além de impactar concretamente a aprendizagem dos estudantes, ilustrar as possibilidades de inovação pedagógica por meio do potencial transformador das tecnologias digitais.

Vida

O Projeto Vida (Vivências Inovadoras Desenvolvidas na Aprendizagem) acontece na EMEF Zeferino Lopes de Castro, localizada na zona rural de Viamão/RS. A experiência laboratório é realizada em parceria com a Fundação Telefônica Vivo (FTV) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Viamão/RS. A escola é hoje uma referência em inovação educacional, reconhecida inclusive pelo Ministério da Educação em seu mapa da "Inovação e Criatividade na Educação Básica". A proposta pedagógica da Zeferino está alicerçada no método de Projetos de Aprendizagem (PAs), em que alunos formulam perguntas a partir de suas curiosidades e vivenciam a iniciação científica: desenvolvem investigações, elaboram teorias explicativas e constroem protótipos que contribuem com respostas às suas indagações, sempre com o apoio de professores orientadores. Outros três momentos compõem a agenda da escola: Momentos de Estudo de Conceitos (MECs), Momentos de Estudo por Projetos (MEPs) e Oficinas.

Contato

Instituto Tear de Inovações

Instituto Tear de Inovações

Av. Dr. Nilo Peçanha, 3228
2° Andar – Sala 51
Porto Alegre/RS

(51) 3015 1762

contato@tearinovacoes.org.br

Facebook Facebook